Contactos

Morada: Av. Principal n.º 2 6300-250 Vila Cortês do Mondego
Email: freguesiavilacortesmondego@gmail.com

Caracterização

Vila Cortês do Mondego é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 4,38 km² de área e 298 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 68 hab/km².

Como freguesias contiguas a Vila Cortês do Mondego, encontramos Porto da Carne, Aldeia Viçosa, Sobral da Serra e Lagoesa do Mondego, sendo esta última, pertencente ao concelho de Celorico da Beira.
Nesta freguesia ainda existem muitas crianças, a frequentar o ensino, cerca de cinquenta (de acordo com informação recolhida junto do executivo da Junta de Freguesia), não dispondo de escola do 1.º ciclo ou de ensino pré-escolar, deslocando-se as crianças e jovens em idade escolar para freguesias contiguas ou para a sede do concelho.

A atividade económica predominante é a industria, com a empresa DURA, uma empresa que se dedica ao fabrico de componentes automóveis, podemos encontrar ainda uma carpintaria, uma empresa de enchidos- Fumeiros da Guarda, uma oficina, um mini-mercado e dois cafés.

O associativismo, faz-se representar pela Associação de Melhoramentos e Apoio Social de Vila Cortês do Mondego, uma Instituição Particular de Solidariedade Social- IPSS, que apresenta três respostas sociais, SAD- Serviço de Apoio ao Domicilio, Centro de Dia e ERPI- Estrutura Residencial para Idosos, pela Associação Juvenil de Vila Cortês do Mondego, que dinamiza atividades de cariz cultural e recreativo na comunidade, e o Centro Cultural Desportivo e Recreativo de Vila Cortês do Mondego, que se faz representar com mais destaque pelas atividades desportivas, mais concretamente pelo futebol.

As potencialidades de Vila Cortês do Mondego, relacionam-se com o clima e os recursos hídricos e paisagísticos em torno do Rio Mondego.

Os principais pólos de atração turística são a praia fluvial, que durante o verão atraí muitos veraneantes, a Ponte do Ratinho, o Chafariz Romano, o Calvário, as Alminhas, a Igreja Matriz, a Capelo de S. Domingos, e a Calçada Romana.

 

As comemorações e as festividades são:

– Festa em Honra de S. Domingos

Realiza-se no fim de semana seguinte ao dia 3 de maio;

– Festa em Honra do Martir de S. Sebastião/ Festa do Emigrante

Realiza-se no 1.º fim de semana de agosto;

Produtos Endógenos

Produtores

  • Judite de Jesus Ramos Morgado Morais

Produtora de Produtos Hortícolas

  • Ana Morais

Apicultora

Gastronomia

Na freguesia de Vila Cortês do Mondego, a gastronomia carateriza-se pelo tradicional, cabrito estufado e canja de galinha caseira, quase sempre servidos em dias de festa. No que se refere à doçaria confecciona-se o arroz doce, leite creme caseiro, biscoitos e bolo de ovos, este último, tradicionalmente oferecido aos afilhados na Páscoa.

Encontramos ainda na freguesia de Vila Cortês do Mondego, o tradicional pão caseiro, o queijo, e os enchidos característicos do concelho da Guarda, sejam chouriças, farinheiras, e morcelas.

Galeria de Imagens