Contactos
Caracterização
Vila Cortês do Mondego é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 4,38 km² de área e 298 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 68 hab/km².
Como freguesias contiguas a Vila Cortês do Mondego, encontramos Porto da Carne, Aldeia Viçosa, Sobral da Serra e Lagoesa do Mondego, sendo esta última, pertencente ao concelho de Celorico da Beira.
Nesta freguesia ainda existem muitas crianças, a frequentar o ensino, cerca de cinquenta (de acordo com informação recolhida junto do executivo da Junta de Freguesia), não dispondo de escola do 1.º ciclo ou de ensino pré-escolar, deslocando-se as crianças e jovens em idade escolar para freguesias contiguas ou para a sede do concelho.
A atividade económica predominante é a industria, com a empresa DURA, uma empresa que se dedica ao fabrico de componentes automóveis, podemos encontrar ainda uma carpintaria, uma empresa de enchidos- Fumeiros da Guarda, uma oficina, um mini-mercado e dois cafés.
O associativismo, faz-se representar pela Associação de Melhoramentos e Apoio Social de Vila Cortês do Mondego, uma Instituição Particular de Solidariedade Social- IPSS, que apresenta três respostas sociais, SAD- Serviço de Apoio ao Domicilio, Centro de Dia e ERPI- Estrutura Residencial para Idosos, pela Associação Juvenil de Vila Cortês do Mondego, que dinamiza atividades de cariz cultural e recreativo na comunidade, e o Centro Cultural Desportivo e Recreativo de Vila Cortês do Mondego, que se faz representar com mais destaque pelas atividades desportivas, mais concretamente pelo futebol.
As potencialidades de Vila Cortês do Mondego, relacionam-se com o clima e os recursos hídricos e paisagísticos em torno do Rio Mondego.
Os principais pólos de atração turística são a praia fluvial, que durante o verão atraí muitos veraneantes, a Ponte do Ratinho, o Chafariz Romano, o Calvário, as Alminhas, a Igreja Matriz, a Capelo de S. Domingos, e a Calçada Romana.
As comemorações e as festividades são:
– Festa em Honra de S. Domingos
Realiza-se no fim de semana seguinte ao dia 3 de maio;
– Festa em Honra do Martir de S. Sebastião/ Festa do Emigrante
Realiza-se no 1.º fim de semana de agosto;
Produtos Endógenos
- Tomate
- Cebolas
- Pimento