Contactos

Morada: Largo da Igreja, nº 11,6300-245 Videmonte
Email: freguesiavidemonte@sapo.pt
Website: htp://www.freguesiavidemonte.pt

Caracterização

Videmonte é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 53,92 km² de área e 478 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 8,9 hab/km².

A 22 km de distância da Guarda, é a freguesia onde se situa o ponto mais alto do concelho, o marco geodésico da Cabeça Alta (1287 m). Faz fronteira com Celorico da Beira e é atravessada pelo Rio Mondego. Localizada em pleno coração da Serra da Estrela, as paisagens naturais banhadas pelo Rio Mondego tornam a aldeia ideal para a prática de desporto e para o contacto com a natureza. As suas casas, construídas com blocos de granito, estão integradas na paisagem que as rodeia.

Videmonte é privilegiada pelos seus recursos hídricos e eólicos. Tem dentro da sua freguesia um parque eólico com dezasseis aerogeradores e uma praia fluvial com águas cristalinas.

Na freguesia de Videmonte existem quarto respostas sociais desenvolvidas pela mesma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social)- Comissão de Melhoramentos de Videmonte, são elas a resposta de creche, serviço de apoio domiciliário, centro de dia e estrutura residencial para idosos.

Para além desta associação na freguesia, existe, um rancho folclórico e uma associação de caça e pesca.

Há ainda, na freguesia, uma escola de 1ºciclo, um jardim de infância e um posto médico.

Videmonte tem como freguesias contiguas a freguesia de Prados (Celorico da Beira); Linhares da Beira; Trinta; Meios e Fernão Joanes.

Algumas das principais atividades económicas locais são: serralharia, carpintaria, agricultura, pastorícia, construção civil, pequenos comércios (seis cafés, uma tasca, um minimercado, e duas queijarias) ,florestação e duas casas de turismo rural.

A freguesia de Videmonte, conta ainda com um parque de merendas (o parque de merendas de Santo Antão) e um Museu de Actividades Agrícolas.

Os eventos de cariz cultural e religioso são:

  • Festa Anual de S. João Batista

Realiza-se no terceiro domingo de Junho;

  • Festival do Pão Nosso

Realiza no último fim de semana de Julho.

Produtos Endógenos

Produtores

José Coelho Santiago e Filhos- Produtor de cereais, castanha e batata

Maria Alcina Martins Sequeira Correia- Produtora de Queijo Artesanal e Pão Caseiro

Manuel Joaquim dos Santos Martins- Produtor de Queijo Artesanal

Abel Morais  Martinho- Produtor de Gado Caprino.

 

Gastronomia

A freguesia de Videmonte, têm uma cultura gastronómica associada à matança do porco. Foram recolhidas com a colaboração da Sr.ª Maria Alcina Correia, uma habitante de Videmonte, receitas que se continuam a confeccionar, por altura da matança do porco, e que são bastante apreciadas.

Temos como exemplo, a sopa de miolos, e a sopa da matação.

Apresentamos em seguida as receitas destes mesmos pratos.

Receitas:

Sopa de Miolos

A sopa de miolos é um prato confecionado em panela de ferro, a seguir à matança do porco. No seguimento da desmancha das carnes, estas são temperadas e ficam em vinha de alho, juntamente com alguns ossos, durante alguns dias, para posteriormente se encherem as chouriças. Parte desta carne, com os ossos, é cozida com um refogado de cebola, de seguida junta-se o arroz, quando este estiver quase cozido, mistura-se o pão partido (como se faz para as migas), e por fim os ovos e os miolos do porco (batidos em conjunto). Deixa-se cozer tudo e serve-se.

 

Sopa da Matação

Esta sopa é servida do dia da matança do porco, à hora de almoço. Para a confeccionar, coze-se a feijoca pilada, juntamente com batatas, cebolas e cenouras, e um bocadinho de sal, na água onde se tenha cozido as carnes do porco, que são servidas no pequeno almoço desse dia. Depois de tudo cozido faz-se o puré desses ingredientes, deita-se a couve branca e deixa-se cozer, assim que a couve esteja cozida, serve-se.

 

Outra referência gastronómica associada à freguesia é a chanfana de cabra.

Chanfana

A chanfana é um prato confecionado com carne de cabra. A carne parte-se e tempera-se no dia anterior com sal, cebola, azeite, vinho (tinto ou branco), alho, malagueta e louro.

Coloca-se na panela de ferro, junta-se colorau (pimento doce para dar cor), e vai ao lume onde fica, cerca de duas horas e meia, para cozinhar bem. Acompanha com batata cozida.

Miga de Miscaros

A freguesia de Videmonte é também conhecida pelos cogumelos que brotam das suas terras, os míscaros representam, um ingrediente muito apreciado nos seus pratos típicos.

Para acompanhar todos os pratos apresentados, não falta o pão caseiro, servido ás refeições ou fora delas, é também uma referência gastronómica na freguesia, sendo promovidos eventos em Videmonte que privilegiam a continuidade, da produção de pão tendo em conta processos artesanais,  é exemplo disso o Festival do Pão Nosso.

Para sobremesa, apresentamos um pudim de castanha, um produto endógeno abundante, nesta freguesia.

Pudim de Castanha

 

 

Artesanato

Gracinda Valério – Rendeira- Renda de nó

 

 

Vítor Santiago e José Almeida Rodrigues- Miniaturas de Madeira- Objectos de Madeira.

 

Percursos Pedestres

Videmonte

Download file: 20180308073607-70021-data.gpx

Galeria de Imagens