Contactos

Telefone: 275487372
Morada: Praça Dr. José de Castro 6300-235 Valhelhas
Email: jfvalhelhas@gmail.com

Caracterização

Valhelhas é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 20,18 km² de área e 396 habitantes (2011). Densidade: 19,6 hab/km².

Foi vila e sede de concelho entre 1187 e 1855. Tinha, em 1801, 1374 habitantes e 51 km². Tinha então 3 freguesias: Gonçalo, Valhelhas e Vale de Amoreira. Em 1849 tinha 4802 habitantes e 130 km². Nessa época tinha, para além das antigas freguesias, as freguesias de Famalicão, Aldeia do Souto, Sarzedo, Aldeia do Mato e Verdelhos.

Atualmente a freguesia de Valhelhas não tem anexas.

As potencialidades da freguesia são a praia fluvial, banhada pelo Zêzere e inserida no Parque Natural da Serra da Estrela, que dispõe de parque de campismo, parque de merendas, bares de apoio, entre outras facilidades.

Existem outros pólos de atração turística merecedores de visita na freguesia de Valhelhas, entre os quais de destaca, a Igreja Matriz e duas Capelas, a Ponte Romana, o Pelourinho e Sepulturas Antropomórficas.

O associativismo em Valhelhas faz-se representar pela  Associação Sport Vale do Zêzere, que dinamiza atividades recreativas e culturais, e pelo Centro Social e Cultural de Valhelhas, uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), com serviço de apoio ao domicilio.

Os eventos de cariz cultural e religioso são:

  • A Festa de Santo Antão

Realizada no ultimo fim de semana de abril em Valhelhas.

 

 

Produtos Endógenos

Gastronomia

Poderemos degustar na Freguesia de Valhelhas, a típica truta e o Cabrito.

Estes são os pratos que poderemos encontrar no Restaurante Soadro do Zêzere, situado na Estrada Nacional 232 e no Restaurante Vallécula, na Praça Dr José de Castro, situados ambos em Valhelhas.

Percursos Pedestres

Percurso Pedestre Valhelhas

Descarregar Ficheiro

Galeria de Imagens