Contactos

Telefone: 271222745
Morada: Rua do Forno s/n 6300-230 Vale de Estrela
Email: freguesiavaledeestrela@gmail.com

Caracterização

Vale de Estrela é uma freguesia do concelho da Guarda, com 13,94 km² de área e 394 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 28,3 hab/km². Esta freguesia designou-se Vale de Porcas até 1928.

Foi das primeiras aldeias do concelho da Guarda a ser eletrificada, retribuindo a Câmara da Guarda assim, o facto da água que se consumia na cidade, sair desta freguesia dum lugar que ficou sempre designado como “O POÇO”,na Quinta da Montanheira, onde ainda são visíveis as velhas maquinarias, que elevavam a água que era canalizada para consumo doméstico na cidade.

Também por ser uma freguesia muito próxima da cidade, e apresentar relevo e vegetações variadas, foi muitas vezes escolhida pelo extinto Regimento de Infantaria (R12) da Guarda, para aí fazerem acampamentos e simulações/treinos para a ex guerra colonial, sendo frequente verem-se colunas militares a “invadirem e tomarem a aldeia”.

Nas imediações da localidade existe um cruzeiro denominado “Marco das Três Bacias”, implantado no ponto de convergência das bacias hidrográficas dos rios Douro, Tejo e Mondego, considerado um pólo de atração turística da freguesia. O caminho de acesso ao “Marco das Três Bacias” reconstruido no final do século XX, encontra-se à saída de Vale de Estrela em direção a Manteigas, junto do ex “campo da bola”. Poderemos constatar que daquele alto uma das encosta faz escoamento de águas para a ribeira da Vela, que vai para o Rio Zêzere e portanto para o rio Tejo, outra encosta escoa para a Ribeira da Quinta das Cabras, depois rio Coa e Rio Douro, da terceira encosta o escoamento é feito para a ribeira da Corujeira que entra no Rio Mondego.

 

Na freguesia encontra-se uma das maiores empregadoras do concelho, a COFICAB Portugal-  Companhia de Fios e Cabos. Para além desta empresa, ainda podemos encontrar o concessionário Peugeut da Guarda, duas Instituição Particulares de Solidariedade Social-IPSS, uma associação de caça e pesca, dois cafés, um restaurante, e dois minimercados.

Os eventos de cariz cultural e religioso são: 

  • Festa em honra de Nossa Senhora dos Milagres

Realiza-se a 15 de agosto

  • Festa em honra de Nossa Senhora dos Esquecidos

Tem lugar no terceiro fim-de-semana de maio.

 

 

Produtores

Produtor de Enchidos:

Beira Enchidos, Lda

Rua Maj. Orlindo de Carvalho 5, 6300-230 Vale de Estrela

Telefone: 271 223 168

Gastronomia

Vale de Estrela têm como referência gastronómica o Paparote, uma sopa de castanha. as morcelas de cominhos e restantes enchidos.

 

Artesanato

Poderemos encontrar na Freguesia de Vale de Estrela a  artesã Celina Pereira Antunes Bidarra Afonso , esta artesã realiza trabalhos  de costura e peças em renda e malha.

 

Percursos Pedestres

Percurso Pedestre Vale de Estrela

Para desfrutar dos pontos de interesse, da freguesia de Vale de Estrela poderemos fazer o seguinte percurso:

Saída da Igreja Matriz-Cruzeiro-Penedo das Maias- Parede de Escalada- Albardeiros (14 km);

 

Galeria de Imagens