Contactos
Caracterização
Pousade e Albardo ,oficialmente, União de Freguesias de Pousade e Albardo é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 16,89 km² de área e 261 habitantes (2011).
Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Pousade e Albardo e tem a sede em Albardo.
As principais potencialidades da União de Freguesias é a sua proximidade à sede de concelho, à plataforma logística de iniciativa empresarial da Guarda, e o seu património natural e histórico, composto pelos vários moinhos de água (inativos), regados pela Ribeira das Cabras, e junto dos quais se podem ver pequenas, mas singulares cascatas.
Na UF. de Pousade e Albardo existem três respostas sociais desenvolvidas por duas IPSS´s (Instituições Particulares de Solidariedade Social)- a Associação Amigos de Albardo e pela Liga dos Amigos de Pousade.
Para além destas associações ainda existe na União de Freguesias o Grupo Cultural e Desportivo Pousadense.
A União de Freguesias tem como freguesias contiguas a freguesia de Vila Fernando; Rochoso; Castanheira; Casal de Cinza; Vila Garcia e Marmeleiro.
A povoação de Pousade, conta ainda com um salão de festas e um campo de jogos, onde se incluem um campo de futebol, um campo de malha e um parque de merendas.
Os eventos de cariz cultural e religioso são:
- Festa da Páscoa
Realiza-se na semana antes da Páscoa
- Festa de São Sebastião
Realiza-se no segundo fim-de-semana de agosto
- Festa do Menino de Deus
Realiza-se no terceiro fim-de-semana de agosto
A atividade económica da freguesia caracteriza-se essencialmente pela agricultura e pela criação de gado, embora esta última tenha vindo a perder importância com o passar dos anos. Na povoação existe também criação de avestruzes e uma fábrica de blocos de cimento. Dispõe ainda de três cafés.
Produtos Endógenos
- Tomate
- Cenoura
- Beringela