Contactos
Caracterização
Avelãs de Ambom e Rocamondo (oficialmente, União de Freguesias de Avelãs de Ambom e Rocamondo) é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 13,34 km² de área e 158 habitantes (2011).
Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Avelãs de Ambom e Rocamondo que é a sede. A União de Freguesias tem ainda uma anexa- Apeadeiro do Sobral.
As potencialidades da U.F de Avelãs de Ambom e Rocamondo são a Ribeira do Massueime e Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Na U.F de Avelãs de Ambom e Rocamondo, existem duas respostas sociais, desenvolvidas pela IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social)- Associação para a Promoção Social Cultural e Ambiental de Avelãs de Ambom, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
Para além desta associação ainda existe na União de freguesias a Associação de Caça e Pesca dos Caçadores do Rocamondo.
A União de freguesias tem como freguesias contiguas Vila Franca do Deão; Codeceiro; Pêra do Moço; Alvendre; Cavadoude; Sobral da Serra.
Os eventos de cariz cultural e religioso são:
- Festa em Honra de Santa Ana
Realizada de quatro em quatro anos no primeiro ou segundo fim de semana de agosto
- Missa Campal em honra de Nossa Senhora da Assunção
Realizada no segundo fim de semana de agosto
- Festa “Encontros de Verão”
A atividade económica predominante da U.F. esta ligada à pastorícia/agricultura e ao sector da construção civil.
A atividade agrícola caracteriza-se pela produção de frutos vermelhos; frutos de casca rija (avelãs, amêndoa e noz), produtos hortícolas e pela criação de gado caprino e bovino.
O único café da freguesia compõe a atividade comercial da freguesia.
Produtos Endógenos
- Amoras
- Mirtilos