Contactos

Telefone: 271231743
Morada: Carvalheira- Santana da Azinha, 6300 Guarda
Email: freguesia.santanaazinha@sapo.pt

Caracterização

Santana da Azinha é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 15,94 km² de área e 459 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 28,8 hab/km².

Situa-se perto da sede de concelho e faz fronteira com as freguesias de João Antão, Panoias de Cima, Benespera, Adão e Vila Fernando.

Possui 11 anexas: Demoura, Carvalheira, Diogo Alves, Fernão Luís, Catraia, Pregul, Catraia do Sortelhão, Pisão, Quinta dos Pombais, Quinta do Frio, Monte Soito.

Nesta freguesia  encontramos uma  IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), o Centro de Dia e Lar de Santana da Azinha, que dispõe das seguintes respostas sociais, serviço de apoio domiciliário, centro de dia e estrutura residencial para idosos. Para além da referida IPSS, existem ainda duas residências seniores privadas: Residência Sénior Dona AnaGold Palace Senior.

Ao nível cultural e recreativo, encontra-se a Associação Cultural, Recreativa e Ação Social de Santana D´Azinha– ACRASSA.

Algumas das principais atividades económicas locais são ligadas à industria (uma pedreira e uma serralharia), à agricultura (viveiros das plantas do morangueiro) e aos serviços (três cafés, uma bomba de combustível, uma oficina de máquinas pesadas,  e algumas atividades ligadas à construção civil.

 

Os eventos de cariz cultural e religioso são:

  • Festa de Santo António

Realizada em Santana da Azinha, dia 13 de junho

  • Festa de Santa Ana

Realizada em Santana da Azinha dia 15 de agosto

  • Mercado Mensal

Realizado todas as quartas terças-feiras do mês.

 

 

Produtos Endógenos

Os Produtos Endógenos, são essencialmente hortícolas.

Gastronomia

A Gastronomia na freguesia de Santana da Azinha caracteriza-se pelo Javali estufado, Rancho, um prato confeccionado com massa cotovelo e grão de bico, Sarrabulho e Ensopado de Batatas.

Artesanato

O artesanato caracterizava-se, em tempos pela elaboração de mantas de farrapos e as rendas. Atualmente ainda poderemos encontrar quem faça rendas, apenas como forma de passatempo.

Galeria de Imagens