Contactos

Morada: Largo da Levada s/n 6300-170 Porto da Carne
Email: juntaportocarne@sapo.pt

Caracterização

Porto da Carne é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 1,98 km² de área e 385 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 194,4 hab/km².

Como freguesias contiguas a Porto da Carne, encontramos Vila Cortês do Mondego, Cavadoude e Sobral da Serra.

Nesta freguesia existem muitas crianças a frequentar o ensino, cerca de 50 (cinquenta), no entanto a grande maioria não é oriunda da freguesia de Porto da Carne, mas sim de freguesias próximas, este fato relaciona-se com a localização nesta freguesia do Centro Escolar do Vale do Mondego, que reúne nas mesmas instalações, ensino pré-escolar e escola 1.º ciclo, a freguesia dispõe ainda de creche, para as crianças com idade até aos 3 anos denominada “Lugar dos Pequeninos”.

A atividade económica predominante é o comercio, com várias lojas de venda de móveis, lojas de venda de eletrodomésticos, 3 (três) cafés, 3 (três) restaurantes, 2 (dois) cabeleireiros, um dentista, uma loja de material de construção, um minimercado, uma farmácia, e uma oficina de veículos pesados.

O associativismo, faz-se representar com uma IPSS- Instituição Particular de Solidariedade Social, designada por AMAS- Associação de Melhoramentos e Apoio Social do Porto da Carne, com as respostas sociais de ERPI- Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e SAD- Serviço de Apoio ao Domicilio. O associativismo de cariz desportivo, também se faz representar através da Associação Estrela Futebol Clube do Porto da Carne.

As potencialidades de Porto da Carne relacionam-se com o clima, a localização próxima do concelho vizinho de Celorico da Beira, e os recursos hídricos e paisagísticos em trono do Rio Mondego, que divide esta freguesia da freguesia de Vila Cortês do Mondego.

Os principais pólos de atração turística são a praia fluvial, que durante o verão atraí muitos veraneantes, a Igreja Matriz, e o cruzeiro.

 

As comemorações e as festividades são:

– Festa em Honra de Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Pedro de Verona

Realiza-se no último fim de semana de abril ;

Produtos Endógenos

Dada a sua localização a freguesia do Porto da Carne, é rica em azeite, vinho, fruta (maça, figos, uvas), produtos hortícolas, e mel.

 

 

 

Produtores

  • Gisela Jesus

Produtora de queijo, granola, mel, doces

  • Júlio Jesus

Apicultor

Galeria de Imagens