Contactos

Telefone: 271697669
Morada: Largo das Vinhas s/n
Email: freguesiadepega@hotmail.com

Caracterização

Pega (por vezes também grafada Pêga) é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 10,63 km² de área e 161 habitantes (2011). A densidade populacional é de 15,1 hab/km².

Pega, situa-se na zona sudeste do concelho da Guarda, e faz fronteira com as povoações de Adão e Carvalhal Meão no concelho da Guarda, e Vila do Touro e Pousafoles do Bispo do concelho do Sabugal. Encontra-se a 22 km da sede do concelho e a 14 km do concelho do Sabugal.

A freguesia de Pega, têm uma anexa denominada Monte Vasco, com cerca de 30 habitantes.

A nível associativo encontramos a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Pega, uma instituição particular de solidariedade social -IPSS, que tem as respostas sociais de ERPI (Estrutura Residencial para Idosos), SAD (Serviço de Apoio ao Domicilio) e Centro de Dia.

A freguesia dispõe ainda de um salão de festas e de um pavilhão polidesportivo, como equipamentos recreativos e desportivos. Ao nível económico encontramos, um restaurante, três cafés, um posto de abastecimento de combustível, dois minimercados, uma estufa de flores, uma agência funerária, uma serração, duas padarias, uma empresa de transformação de cogumelos e oficinas, como serviços disponíveis para a comunidade.

As principais atrações turísticas são a igreja matriz, as Capelas de Nossa Senhora de Fátima e do Divino Espírito Santo, os fontanários, a Ribeira do Freixial e os Moinhos.

As potencialidades de Pega, caracteriza-se pela localização estratégica entre os concelhos de Guarda e Sabugal.

 

Os eventos de cariz cultural e religioso são:

  • Festa Nossa Senhora de Fátima

Realiza-se no 3.º domingo de agosto;

  • Festa dos Santos populares

Realiza-se no mês de junho, e é promovida pela IPSS- Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Pega.

Produtores

Na freguesia de Pega, encontramos vários criadores de vacas de campo:

Adelino Tomás

Manuel Aleixo Tomás

Natividade Antunes Fonseca.

Gastronomia

Artesanato

Em Pega, podemos encontrar a artesã, Celeste Xisto, que realiza trabalhos em croché.

Percursos Pedestres

Percurso Pedestre Pega

O roteiro descrito é um percurso circular  com cerca de 12 km.

Saída da Ponte de Pega (Ribeira do Freixial)- Capela Sr.ª de Fátima- Caminho Pedestre pela margem sul da Ribeira- Travessia no Pontão- Capela de Monte Vasco- Forno da Telha- Talefe- Moinhos de Barrocal, Sepulturas Antropomórficas, Ponte de Pega.

Galeria de Imagens