Contactos

Telefone: 271225269
Morada: Estrada Nacional 233, 6300-152 Panóias de Cima
Email: junta.panoias@hotmail.com

Caracterização

Panóias de Cima, é uma freguesia portuguesa  do concelho da Guarda, com 11,39 km² de área e 608 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 53,4 hab/km².

Esta aldeia teve um castro romano, que servia de torre de vigia para o Vale da Ramela.

Nesta freguesia passa a linha de festo tago-duriense que define as vertentes das bacias hidrográficas do Tejo e do Douro.

A freguesia de Panóias de Cima, situa-se a cerca de 10 km da sede de concelho, sendo esta a maior potencialidade desta freguesia. A freguesia dispõe de bons acessos,  de equipamentos escolares- escola 1.º ciclo, creche e jardim de infância, três restaurantes, dois cafés, um mini mercado e serralharias.

O associativismo faz-se representar através da Associação Recreativa e Cultural da Freguesia de Panóias, uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) que dispõe das respostas sociais de: centro de dia, serviço de apoio ao domicilio, ATL (atividades de tempos livres), creche, a Associação da Póvoa de S. Domingos, situada na anexa da Póvoa de S. Domingos, Associação de Caça, e a Associação Amigos do Barroquinho.

Os eventos de cariz cultural e Religioso são:

 

  • Festa do Barroquinho- Festa do Senhor dos Aflitos

Celebrada 40 dias após a Páscoa, todos os anos na quinta-feira da Ascenção;

  • Festa de Santo António

Celebrada no 2.º fim de semana de junho, na localidade de Cerdeiral;

  • Festa de S. Cristóvão

Realiza-se na anexa de Barracão, no ultimo fim de semana de julho;

  • Festa de S. Domingos

Realiza-se na anexa da Póvoa de S. Domingos, no 1.º fim de semana de agosto;

  • Festa de Nossa Senhora de Fátima,

Realiza-se na sede de freguesia no 2.º fim de semana de agosto.

Actividade económica predominante é a restauração, a serralharia e construção civil.

Produtos Endógenos

 

Produtores

Na freguesia de Panóias de Cima, poderemos encontrar os seguintes produtores locais:

Armindo Ferreira- Apicultor, residente no Barracão

Ana Paula Pinto- Produtos Horticolas, residente no Barracão

 

Gastronomia

Na freguesia de Panóias de Cima, poderemos encontrar o restaurante Cidália, localizado na anexa de Barracão, N233 8, 6300-151 Guarda.

Restaurante Cidália

 

No restaurante Cidália poderemos encontrar vários pratos típicos entre os quais, iscas de vitela assada, com batata assada na brasa.

 

A Cervejaria ” A Petisqueira”, localiza-se na Estr. Nacional 233, 37 – Barracão 6300-151 Panoais de Cima, disponibiliza um variado cardápio de petiscos, bem como pratos confeccionados com  carne jarmelista, criada no concelho da Guarda.

Cervejaria “A Petisqueira”

Encontramos ainda o Café Restaurante “Tamar”, localizado também na estrada nacional 233, no Barracão- Panoias de Cima e o Café “Aroma” na anexa de Barracão, um pequeno estabelecimento que serve petiscos.

 

Artesanato

Na localidade de Barracão, uma anexa da freguesia de Panóias de Cima, poderemos encontrar a artesã Graciela Reis. A artesã que começou