Contactos
Caracterização
Maçainhas é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 12,2 km² de área e 1081 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 88,6 hab/km².
A freguesia de Maçainhas tem como anexas as povoações de Chãos, Prado, Cubo e Gulifar.
Como freguesias contiguas a Maçainhas, encontramos a União de Freguesias de Corujeira e Trinta, Guarda, e União de Freguesias de Mizarela, Pero Soares e Vila Soeiro.
Esta freguesia ainda dispõe de escola 1.º ciclo, a funcionar.
A atividade económica predominante é a apicultura, e a agricultura.
O associativismo, faz-se representar com uma IPSS- Instituição Particular de Solidariedade Social, designada por Centro Social e Paroquial de Maçainhas, com as respostas socias de Centro de Dia e SAD- Serviço de Apoio ao Domicilio, pela Associação Cultural e Desportiva “Os Beirões” de Maçainhas, que dinamiza atividades na comunidade de cariz cultural e de cariz desportivo, com uma equipa de ciclismo, com a prática de radiomodelismo, e com a dinamização de várias caminhadas, entre outras iniciativas dinamizadas ao longo de todo o ano, com a Associação Genuíno Cobertor de Papa, que promove a preservação do conhecimento relacionado com o Cobertor de Papa, O Grupo Coral de Maçainhas, e o Centro de Convívio e Cultura do Cubo.
A atividade industrial da freguesia de Maçainhas, relaciona-se com a transformação de granito, uma carpintaria, e uma fabrica de enchidos. No que diz respeito à atividade comercial, Maçainhas, tem 5 (cinco) cafés, um restaurante, 2 (duas) Quintas de Eventos, um armazém de bebidas, um armazém de frutas, e 3 (três) estabelecimento de Alojamento Local- A Quinta da Borja (na sede da freguesia-Maçainhas), a Quinta do Tendeiro (na anexa de Chãos), e a Casa da D. Aldina, na Rua do Ró Pires (em Maçainhas).
As potencialidades de Maçainhas, estão ligadas aos recursos paisagísticos e hídricos, em torno da Barragem do Caldeirão, que constitui um ponto de referência na freguesia, pois atrai, muitas pessoas na época balnear e para a prática da pesca.
Outra das referências desta freguesia é o cobertor de papa, um cobertor feito com lã churra de ovelha, utilizado antigamente, por criadores de gado e agricultores.
Principais Polos de atração turística:
Igreja Matriz de Maçainhas
Capela de Santo António em Maçainhas
Capela de Nossa Senhora da Póvoa no Cubo
Capela de Santa Maria Madalena nos Chãos
As comemorações e as festividades são:
– Festa de Santa Eufémia- Maçainhas
Realiza-se no fim-de-semana a seguir a 16 de setembro;
– Festa de Nossa Senhora da Póvoa- Cubo
Realiza-se no 1.º fim-de-semana de junho;
– Festa de Santa Maria Madalena- Chãos
Realiza-se no 1.º fim-de-semana de agosto;
– Festa de Santo António- Maçainhas
Realiza-se no fim-de-semana a seguir ao 13 de junho;
Produtos Endógenos
Na freguesia de Maçainhas podemos encontrar produtos hortícolas, fruta- cereja, e mel.

Mel
Produtores
– Rui Jorge Cardoso Martins
Apicultor
Morada: Chãos- Maçainhas
– António Antunes
Agricultor
Morada: Maçainhas
– José Ramos Gil
Apicultor
Morada: Cubo- Maçainhas
Gastronomia
A tradição gastronómica em Maçainhas está relacionada com o pão, as cavacas e os enchidos.