Contactos

Telefone: 271963512
Morada: Largo 5 de Outubro – Montes, 6300-205 Guarda
Email: freg.s.migueljarm@sapo.pt

Caracterização

São Miguel do Jarmelo (oficialmente, Jarmelo São Miguel) é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 17,06 km² de área e 295 habitantes (2011).

Juntamente com a freguesia de São Pedro do Jarmelo, faz parte da antiga Vila do Jarmelo, concelho extinto em 31 de dezembro de 1853, data em que passou para o município da Guarda.

A freguesia de Jarmelo de São Miguel é privilegiada pelos seus recursos naturais paisagísticos, e é composta por oito anexas, Montes, Valdeiras, Alto de Valdeiras, Quinta da Silva, Lobato, Mãe de Mingança, Toito e Ribeira dos Carinhos.

Na Freguesia existe três associações designadas por: Associação Cultural Desportiva de S. Miguel do Jarmelo; ADRICAR – Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Desportivo da Ribeira dos Carinhos e a Associação Cultural e Desportiva do Toito.

As atividades económicas locais são, uma empresa de congelados e dois cafés (um em Montes e outro em Valdeiras), a freguesia é também fortemente marcada pela atividade agrícola/florestal, nomeadamente, na colheita de produtos hortícolas, pinho e a produção/venda de carvalhos.

No que diz respeito a equipamentos de lazer a freguesia dispõe de:

– Polidesportivo sito em Montes;

– Parques Infantil sito em Toito;

– Parque de Merendas.

Os eventos de cariz cultural e religioso são:

  • Festa S. Sebastião

Realiza-se a 20 de Janeiro, em Ribeira dos Carinhos;

  • Festa de São Báz do Toito

Realiza-se no mês de Fevereiro (sem data definida), em Toito;

  • Festa de S. Miguel

Realiza-se no segundo domingo de Agosto, em Jarmelo;

  • Festa de S. Miguel

Realiza-se no terceiro domingo de Agosto, em Montes;

  • Festa de S. Miguel

Realiza-se a 29 de Fevereiro, em Montes;

 

Produtos Endógenos

Produtores

António Vicente Gonçalves – Produtor hortícola de centeio e batatas.

Gastronomia

A freguesia do Jarmelo de S. Miguel, tem uma cultura gastronómica associada ás sopas, tendo como referência a Sopa dos Pobres, uma sopa cujos ingredientes entre outros são o grão bico e carnes variadas e a Sopa da vagem seca, promovendo a Associação da anexa Ribeira dos Carinhos, anualmente o Festival de Sopas.

Na freguesia continua a fazer-se o pão de forma artesanal, quanto à doçaria o leite creme e o típico arroz doce continuam a ser as sobremesas, que não faltam na mesa das gentes desta freguesia.

 

 

Galeria de Imagens