Contactos

Telefone: 271477589
Morada: Rua da Escola, 6300-045 - Avelãs da Ribeira
Email: freguesiadeavelas@sapo.pt
Website: https://www.avelas-da-ribeira.com

Caracterização

Avelãs da Ribeira é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 11,3 km² de área e 196 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 17,3 hab/km².

Pertenceu ao concelho de Alverca até à sua extinção em Dezembro de 1853. A partir dessa data passou para o concelho de Pinhel e em 24 de Outubro de 1855 para o concelho da Guarda. Antes de se fixar definitivamente no município da Guarda, ainda voltou ao concelho de Pinhel entre 1895 e 18984.

A freguesia de Avelãs da Ribeira situa-se na zona Norte do distrito da Guarda, fazendo fronteira com as freguesias de Vila Franca do Deão e Codeceiro.

Na freguesia de Avelãs da Ribeira existem duas respostas sociais desenvolvidas pela mesma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social)- Associação de Beneficência de Avelãs de Ambom – Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

A associação existente na freguesia é de cariz cultural designando-se  por Centro Cultural e Social de Avelãs da Ribeira.

As infraestruturas existentes na freguesia estão ligadas ás principais atividades económicas da mesma, são elas duas mercearias, dois cafés, uma padaria e um moinho hidráulico.

Na freguesia existe ainda um pavilhão polidesportivo.

 

Os eventos de cariz cultural e religioso são:

  • Festa em honra do Mártir São Sebastião

No dia 20 de Janeiro

  • Festa de Nossa Senhora da Graça-

Realiza-se de dois em dois anos no segundo fim-de-semana de Agosto

 

 

Produtos Endógenos

Produtos Hortícolas

Fruta.

 

Produtores

Angelino Silveira- Criador de gado ovino de leite

Cara Susana Rocha- Criador de gado caprino de leite

Marco Ferreira- Produtor de vinho

Nelson- Produtor de maça Bravo de Esmolfe

Gastronomia

Morcela;

Cabrito;

Arroz doce;

Bolo de ovos- folar típico na páscoa;

Polvo Frito;

Artesanato

Na freguesia de Avelãs da Ribeira, habita atualmente uma artesão francesa- Laure Bigot, que desenvolve trabalhos como marionetas, pintura, criação de bijutaria com elementos reciclados e confecção de vestuário temático.

Galeria de Imagens