Contactos
Caracterização
Aldeia do Bispo é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 13,17 km² de área e 220 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 16,7 hab/km².
Está edificada em reserva ecológica, marcada pela passagem de várias linhas de água, que correm em direcção ao Rio Zêzere e ao Rio Côa. A sua posição geo-estratégica permite-lhe observar todo o vale até à Serra da Estrela. É uma das freguesias mais antigas do concelho da Guarda e o seu território encontra-se entre o ribeiro de Santo Amaro e o da Amezendinha, afluentes do rio Teixeira e Fontão. Está delimitada a norte, pela Freguesia da Guarda, a sul, pela Freguesia da Vela, a este, pelas Freguesias de Panoías de Cima e Ramela, e a oeste, pela Freguesia de Vale de Estrela.
A Freguesia de Aldeia do Bispo tem, ainda, duas anexas, designadamente Santa Cruz e a Quintinha.
Situa-se no limite desta freguesia a conhecida ermida da Santa Cruz que fica num outeiro, nas proximidades do cruzamento de estradas (Guarda-Covilhã-Sabugal) nas imediações da cidade da Guarda. A invocação de Santa Cruz, que dá o nome ao lugar, é uma das provas de que existiu vida humana muito antes da Nacionalidade, já que é um culto antiquíssimo documentado na Ibérica desde o século IX, Aldeia do Bispo foi um priorado da Câmara Episcopal. É esta a razão pela qual se chama hoje “do Bispo”.
As potencialidades da freguesia passam pela proximidade à sede do concelho e pela boa rede de infraestruturas rodoviárias.
A atividade económica predominante é a agricultura, e a pastorícia, a nível industrial encontramos a empresa Maquiguarda. Podemos ainda encontrar quatro cafés, e uma exploração de coelhos bravos, como atividades comerciais.
O associativismo, faz-se representar pelo Centro Social e Cultural de Aldeia do Bispo, uma Instituição Particular de Solidariedade Social- IPSS, que apresenta duas respostas sociais- Serviço de Apoio ao Domicilio e Centro de Dia. Encontramos ainda a Associação Cultural e Desportiva de Aldeia do Bispo, que tem entre as diversas atividades culturais o Grupo de Cantares “Grupo de Camponeses de Aldeia do Bispo” e o Clube de Caça e Pesca do Monte de S. Geaês.
Os principais pólos de atração turística são a Igreja Matriz, o penedo ladário, sepulturas antropomórficas, fonte de mergulho, e a simbologia judaica espalhada, por vários pontos da aldeia.
Os eventos de cariz religioso e cultural são:
- Festa da Santa Cruz
Realizada no primeiro domingo de maio.
- O dia do Desporto
Marcado pela realização de uma caminhada no primeiro domingo de julho.
- Magusto
Realizado a 8 de dezembro
Produtos Endógenos
- Batatas
- Abóbora