Contactos

Telefone: 271227400
Morada: Estrada Principal, Apartado 161- Aldeia do Bispo
Email: freguesiaaldeiadobispo.grd@gmail.com

Caracterização

Aldeia do Bispo é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 13,17 km² de área e 220 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 16,7 hab/km².
Está edificada em reserva ecológica, marcada pela passagem de várias linhas de água, que correm em direcção ao Rio Zêzere e ao Rio Côa. A sua posição geo-estratégica permite-lhe observar todo o vale até à Serra da Estrela. É uma das freguesias mais antigas do concelho da Guarda e o seu território encontra-se entre o ribeiro de Santo Amaro e o da Amezendinha, afluentes do rio Teixeira e Fontão. Está delimitada a norte, pela Freguesia da Guarda, a sul, pela Freguesia da Vela, a este, pelas Freguesias de Panoías de Cima e Ramela, e a oeste, pela Freguesia de Vale de Estrela.

A Freguesia de Aldeia do Bispo tem, ainda, duas anexas, designadamente Santa Cruz e a Quintinha.
Situa-se no limite desta freguesia a conhecida ermida da Santa Cruz que fica num outeiro, nas proximidades do cruzamento de estradas (Guarda-Covilhã-Sabugal) nas imediações da cidade da Guarda. A invocação de Santa Cruz, que dá o nome ao lugar, é uma das provas de que existiu vida humana muito antes da Nacionalidade, já que é um culto antiquíssimo documentado na Ibérica desde o século IX, Aldeia do Bispo foi um priorado da Câmara Episcopal. É esta a razão pela qual se chama hoje “do Bispo”.

As potencialidades da freguesia passam pela proximidade à sede do concelho e pela boa rede de infraestruturas rodoviárias.

A atividade económica predominante é a agricultura, e a pastorícia, a nível industrial encontramos a empresa Maquiguarda. Podemos ainda encontrar quatro cafés, e uma exploração de coelhos bravos, como atividades comerciais.

O associativismo, faz-se representar pelo Centro Social e Cultural de Aldeia do Bispo, uma Instituição Particular de Solidariedade Social- IPSS, que apresenta duas respostas sociais- Serviço de Apoio ao Domicilio e Centro de Dia. Encontramos ainda a Associação Cultural e Desportiva de Aldeia do Bispo, que tem entre as diversas atividades culturais o Grupo de Cantares “Grupo de Camponeses de Aldeia do Bispo” e o Clube de Caça e Pesca do Monte de S. Geaês.

Os principais pólos de atração turística são a Igreja Matriz, o penedo ladário, sepulturas antropomórficas, fonte de mergulho, e a simbologia judaica espalhada, por vários pontos da aldeia.

Os eventos de cariz religioso e cultural são:

  • Festa da Santa Cruz

Realizada no primeiro domingo de maio.

  • O dia do Desporto

Marcado pela realização de uma caminhada no primeiro domingo de julho.

  • Magusto

Realizado a 8 de dezembro

Produtos Endógenos

Gastronomia

A freguesia de Aldeia do Bispo, tem como referência gastronómica os pratos confeccionados à base da castanha.

O paparote, uma sopa de castanha seca é exemplo disso, outra sopa que caracteriza a freguesia no parecer do Presidente da Junta de Freguesia, Sr Paulo Abrantes, é a sopa de “vagens secas”, confeccionada com feijão verde, seco.

Em dias de festa na localidade, pode-se degustar ainda o cabrito com castanha, a filhós de castanha, doces de castanha, licores e bolos.

O pão continua a ser confeccionado de acordo com os saberes dos antepassados, e representa também uma referência gastronómica da freguesia.

 

 

 

 

 

Artesanato

Na freguesia de Aldeia do Bispo, o artesanato carateriza-se pelas esculturas, realizadas pelo Sr. António Costa e pelos quadros feitos com castanhas pelas senhoras Natália e Helena Abrantes.

O Sr. António Costa, natural de Aldeia do Bispo, na publicação da ADM Estrela, (Sousa e Oliveira, Relembrando o Passado, 2001, p. 5-8), refere que as suas esculturas são essencialmente relacionadas com arte sacra, embora também faça outro tipo de esculturas. Começou a dedicar-se à escultura assim que saiu da escola em 1978 e ainda hoje se dedica a esta arte. Sem formação académica foi aprendendo com o tempo, e rápido ganhou o gosto pela arte, sendo o único escultor na freguesia de Aldeia do Bispo.

Percursos Pedestres

Rota do Vento/Sepulturas Antropomórficas

Saída de Aldeia do Bispo- Penedo do Ladário- Sepulturas antropomórficas

5 a 6 km- Percurso linear

Rota da Bica

Aldeia do Bispo- Albardeiros- Quinta da Bica- Quinta Teixal- Aldeia do Bispo

6 km- Percurso Circular

Galeria de Imagens