O CLDS 4G Guarda Ger(a)ção, tem como âmbito de atuação o concelho da Guarda, localizado na província da Beira Alta, confinante com os concelhos de Celorico da Beira, Pinhel, Sabugal, Manteigas e Belmonte. Trata-se de um concelho de dimensão média, composto por 42 freguesias rurais e 1 urbana, compreendendo três bacias hidrográficas: Mondego, Côa e Zêzere.

O concelho é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sudeste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira. Situada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1056 metros de altitude, é capital do distrito da Guarda. Situa-se na região centro de Portugal e pertence à sub-região estatística da Beira Interior Norte.

Corresponde à cidade mais elevada do país. Possui acessos rodoviários importantes como a A25 que a liga a Aveiro e ao Porto bem como à fronteira, dando ligação direta a Madrid; a A23 que liga a Guarda a Lisboa e ao Sul de Portugal, bem como o IP2 que liga a Guarda a Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente a Bragança.

O CLDS 4G Guarda Ger(a)ção, pretende envolver nas suas ações as 43 freguesias da Guarda: Adão, Aldeia do Bispo, Aldeia Viçosa, Alvendre, Arrifana, Avelãs da Ribeira, Benespera, Casal de Cinza, Castanheira, Cavadoude, Codeceiro, Faia, Famalicão, Fernão Joanes, Gonçalo, Gonçalo Bocas, Guarda, João Antão, Maçainhas, Marmeleiro, Meios, Panoias, Pêga, Pêra do Moço, Porto da Carne, Santana D´ Azinha, São Miguel do Jarmelo, São Pedro do Jarmelo, Sobral da Serra, União de Freguesias de Avelãs de Ambom e Rocamondo, União de freguesias de Corujeira e Trinta, União de Freguesias de Mizarela, Pêro Soares e Vila Soeiro, União de Freguesias de Pousade e Albardo, União de Freguesias de Rochoso e Monte Margarida, Vale de Estrela, Valhelhas, Vela, Videmonte, Vila Cortês do Mondego, Vila Fernando, Vila Franca do Deão e Vila Garcia, num total de 42 371 habitantes do acordo com os censos de 2011, considerando como grande desafio o fato da Guarda ser um dos maiores concelhos de Portugal.

As atividades planeadas para o triénio de atuação têm como objetivo responder aos problemas socias diagnosticados no concelho, nomeadamente o desemprego, absentismo e abandono escolar, pobreza infantil, bem como a capacitação da comunidade e das instituições através do apoio ao associativismo, apoio à população idosa e/ou zonas rurais, e promoção dos recursos endógenos e patrimoniais.