O QUE É? VIOLÊNCIA NO NAMORO

Prática de atos (ou intenção de os praticar) de natureza física, psicológica, emocional, social e/ou sexual com caráter abusivo que ocorre no âmbito de relações juvenis entre pessoas do mesmo sexo ou de sexo diferente e que é levada a cabo por um/a ou ambos/as os/as parceiros/as. A violência no namoro tem sido apontada como um preditor da violência na intimidade adulta.

TIPOS DE VIOLÊNCIA

VIOLÊNCIA FÍSICA

Bater, empurrar, puxar os cabelos, asfixiar, usar a força física para controlar, ameaçar ou dominar.

VIOLÊNCIA SEXUAL

Forçar práticas sexuais, exibir conteúdos pornográficos e/ou partilhar conteúdos (e.g., fotografias, vídeos) de cariz sexual da vítima, sem o seu consentimento.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

Intimidar, humilhar, insultar, ameaçar, depreciar, controlar, perseguir, dominar, invadir a privacidade.

VIOLÊNCIA SOCIAL

Restringir ou impedir contactos, isolar socialmente, desvalorizar a imagem pública, diminuir as atividades sociais e de lazer, utilizar as novas tecnologias como veículo para a violência.

VIOLÊNCIA ECONÓMICA

Restringir ou controlar financeiramente o/a parceiro/a, através de comportamentos como forçar a justificar gastos, reter ou obrigar a dar mesada ou ordenado como forma de controlo.

És Vítima? Procura ajuda.

Conheces alguém? Apoia e ajuda!

Se és vítima de Violência no Namoro. Não te isoles, procura ajuda.

Consulta alguns serviços que te podem apoiar:

Bibliografia:

Neves, S., Ferreira, M., Abreu, A. & Borges, J. (2019). Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro em Contexto Universitário: Crenças e Práticas – 2017/2019. Porto: Associação Plano i.

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (2017). Igualdade de Género em Portugal: indicadores-chave 2017. Lisboa: CIG.

Amâncio, L. (1998). Masculino e Feminino. A Construção Social da Diferença. Porto: Afrontamento.